Você sabia que o futuro está na mão do jovem empreendedor?

A economia brasileira começa a retomar seu potencial de crescimento e muitas empresas estão surgindo no mercado com ideias que prometem ótimas oportunidades de emprego e de lucratividade para os próximos anos.

Após um período de forte recessão econômica e de grandes conflitos no cenário político, o Brasil respira novos ares e se mostra um país de grande capacidade criativa e empreendedora, com negócios e investimentos revolucionários que contemplam as áreas de tecnologia, automação e serviços, além de outros segmentos que impulsionam diretamente essa verdadeira “arrancada” do segundo setor.

Dentre os principais fatores que justificam essa nova fase para a nossa economia, é fundamental destacarmos a participação dos jovens empreendedores, principalmente com a criação de Startups e franquias voltadas para os mais diversos tipos de públicos e serviços.

A importância do jovem empreendedor na economia nacional

A taxa de desemprego no Brasil registrou alta histórica no último ano. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 12 milhões de brasileiros estão fora do mercado formal de trabalho, sendo este um efeito generalizado da crise econômica enfrentada pela sociedade brasileira desde 2014.

como empreendedor

Com o aumento no número de demissões, os investidores apostaram em alternativas focadas na prestação de serviços e no comércio, que são áreas mais amplas do mercado no qual a demanda é constante e a oferta é facilitada pelos múltiplos canais de vendas disponíveis na internet.

Tais investimentos garantiram mais oportunidades de emprego e ajudaram a “frear” o declínio econômico ao qual o Brasil estava condicionado interna e externamente, sendo que grande parte dessa participação vem dos jovens empreendedores, que estão iniciando no mundo dos negócios cada vez mais capacitados e registrando bons índices de rendimento e lucratividade com suas empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pela CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários), o jovem empreendedor brasileiro deseja investir em inovação e aposta em capacitação para garantir o sucesso no mercado, visando atuar de forma sólida e com ideias revolucionárias em seus respectivos ramos de atividade.

A pesquisa, realizada com mais de 5 mil jovens de todos os estados brasileiros com idades entre 18 e 39 anos, revela que 42% dos entrevistados possuem ensino superior e que 86% investem em algum tipo de preparação antes de iniciarem um novo negócio, seja com o apoio de empresas de consultoria como o Sebrae ou com a realização de cursos e treinamentos aplicados por um coaching.

Com líderes tecnicamente mais preparados, a economia brasileira tende a crescer correndo menos riscos. Além disso, a maioria das empresas dirigidas por jovens empreendedores são dinâmicas e apostam na qualificação profissional de seus colaboradores, o que também colabora para um mercado de trabalho mais competitivo, com mais oportunidades e investimentos em tecnologia de processos e recursos humanos.

Por que o futuro está na mão do jovem empreendedor?

Para o empresário Abilio Diniz, “a chave do sucesso está na aprendizagem”, e portanto, ao jovem empreendedor é delegada a função de buscar cada vez mais conhecimento em processos como forma de efetivar o futuro esperado para a economia do país, que precisa de líderes que consigam gerenciar os momentos de crise com criatividade, técnica e sabedoria.

Empresas “engessadas” tendem a perder espaço no mercado, pois o fluxo de atividade é cada vez mais intenso e o investimento em tecnologia é um item obrigatório para o atendimento ágil, eficaz e de qualidade em função da demanda do público consumidor e da concorrência.

Portanto, a versatilidade e o conhecimento serão os grandes diferenciais para o futuro da economia, e o jovem empreendedor desponta como agente responsável pelas mudanças que certamente trarão muitas oportunidades aos diversos setores de nossa sociedade.

 

About the Author: Espalhando Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.