SEO On-Page: Guia Completo

Antigamente os desenvolvedores utilizavam as técnicas de seo onpage com o propósito de agradar os robores da Google, e simplesmente desvalorizam os usuários.

Quando o principal mecanismo de busca percebeu isso, incluiu um fator importante para que os sites se localizem no topo do Google, que foi o seo on page com foco na experiência do usuário.

Assim, a otimização de seo onpage envolve a satisfação do usuário, tempo que permaneceu na sua página, se o que ele pesquisou resultou exatamente no que procurava, se o conteúdo é relevante, entre outros fatores.

Explicando o que é otimização on page, refere-se às melhorias na estrutura de sua página web e também no conteúdo, com o propósito de destacar o site e alcançar uma posição de notoriedade no Google.

Siga agora o guia completo de seo on page.

on page seo

  • Entenda as tags de títulos e subtítulos

As tags h1, h2, h3 servem para organizar o seu texto, sendo um dos critérios de otimização seo onpage. Elas são fundamentais para o Google, já que o conteúdo delas é analisado.

A tag h1 em html possui maior tamanho de letra. Ela deve ser utilizada no título e de preferência somente uma vez por página. Não deve ser esquecido de incluir uma palavra-chave na mesma.

Já a tag h2 dá sequência ao h1, ou seja, possui tamanho menor e funciona como subtítulo, podendo ser utilizada mais de uma vez. Sempre que possível adicione palavras-chaves e suas variações.

As tags h2 têm menos valor que as do tipo h1, porém devem ser utilizadas em seu conteúdo para pontuação e ranqueamento nos mecanismos de busca.

Assim como na hierarquia de se utilizar primeiro h1 e depois h2, as demais tags h3, h4, h5 e h6 precisam seguir essa ordem. O impacto que essas últimas possuem, com relação ao Google, é menor.

Dessa forma, as tags de título e cabeçalhos devem ser utilizadas como uma das técnicas de seo onpage, pois melhoram a estrutura da página.

Isso influi na usabilidade de seu site, na satisfação do usuário e consequentemente, no ranqueamento no Google.

  • Saiba a densidade ideal de palavras-chaves

Acrescente esse item em seu seo on page checklist, e foque em não exagerar nas palavras-chaves. O ideal está em torno de 2% a 3% de uso das palavras-chaves ao longo de seu artigo.

Em outro momento, o Google valorizava e melhor posicionava os sites que abusavam dos termos principais. Porém, isso gerava spam e o buscador mudou seu algoritmo de otimização de seo onpage.

Nessa transformação, além da quantidade adequada de vezes que as palavras-chaves aparecem no texto, o Google observa se elas são empregadas de forma natural no artigo.

Por isso, não force a entrada delas em alguns pontos do seu conteúdo escrito, até para que seu texto seja agradável e não perca qualidade.

Outra dica é usar variações e sinônimos desses termos, para que não se torne repetido no artigo. E ainda, diversos usuários podem encontrar sua página web, já que cada um deles pode realizar uma pesquisa diferente, porém por meio de uma palavra-chave similar e englobando o mesmo tema.

Não se esqueça ainda de fazer o uso de palavras-chaves de cauda longa, para a otimização de seo onpage. Elas envolvem três ou mais palavras e tornam uma busca mais personalizada.

Por exemplo, se sua palavra-chave principal é “vagas de emprego”, as possíveis palavras-chaves de cauda longa são: “vagas de emprego em administração”, “vagas de emprego em são paulo” ou “vagas para o primeiro emprego”.

Perceba que essas variações direcionam o usuário exatamente ao que ele procura, o que torna maior a taxa de conversão, ou seja, aumenta o número de pessoas que realmente estão interessadas pelo seu conteúdo.

  • Acrescente links em seu site

Utilize links nos conteúdos de sua página web, seja no onpage seo ecommerce ou num site que divulga sua empresa e serviços.

Os links podem ser tanto para recomendar outros artigos de sua página, quanto para indicar outros sites. Ambos são fatores avaliados para que seu blog fique bem posicionado no Google.

No primeiro caso, durante seu artigo, você pode indicar outro conteúdo que já tenha elaborado. Por exemplo, se durante seu tema na área de saúde você citou que há maneiras práticas de combater a dengue, sugira ao leitor para saber mais.

Então recomende seu link já escrito, de título “5 maneiras práticas para combater a dengue”. Essa é uma das técnicas de otimização seo onpage, mostrando o potencial do seu site e segurando os leitores.

Com relação aos links externos, procure indicar sites com boa reputação, para manter a sua credibilidade. Os links externos também são importantes para proporcionar mais informações interessantes aos seus visitantes.

  • Incentive o compartilhamento dos posts

A prática de postagens nas redes sociais é uma excelente medida offpage, isto é, fora da sua página. Os leitores podem compartilhar textos e vídeos nas redes sociais, que contém um link para seu blog.

Entretanto, utilize essa técnica de otimização de seo onpage também em sua página web. Tenha sempre uma opção para que o usuário compartilhe o conteúdo de seu blog nas diferentes redes sociais, como por exemplo, Facebook ou Instagram.

No final do texto, estimule os usuários para divulgarem aos amigos das redes sociais. Deixe o link de compartilhamento bem visível ao leitor.

Dessa maneira, se o assunto tratado em seu site for cativante e bem escrito, muitos dos usuários irão querer compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Assim, um único usuário é capaz de espalhar o artigo para centenas de pessoas das mídias sociais.

  • Otimize as imagens

Insira as imagens de acordo com o contexto do conteúdo, de forma que a ilustração resuma o que está sendo descrito. E ainda, posicione a imagem correspondente próximo ao tema discutido.

A definição de seo onpage compreende ainda saber trabalhar com as tags de imagem. O objetivo disso é para o Google verificar as palavras-chaves e as descrições destas, além de analisar se a ilustração se relaciona com o texto.

Assim, a “tag scr” da imagem, em html, compreende o nome da mesma (.jpg ou .png). Insira um nome amigável, com uma palavra-chave. Separe por hifens os termos, removendo os espaços em branco, para facilitar a leitura do Google.

Já a “tag title” da imagem aborda o título da mesma. Da mesma forma como o título de um artigo, não exceda no número de palavras e adicione uma palavra-chave.

Por fim, a “tag alt” representa o texto descritivo da imagem, onde você pode detalhar um pouco mais do que se trata o elemento visual.

Conclusão

Tenha em mente que seus concorrentes estão trabalhando dia a dia para melhorar o posicionamento no Google. Para que seu site não fique atrás destes, entenda cada uma das técnicas de seo onpage e adote em todo a sua página web.

Portanto, utilize corretamente as tags h1, h2 e correspondentes, acrescente as palavras-chaves coerentes e sem pecar pelo excesso durante o artigo, explore os links em seu blog, encoraje os usuários a realizar compartilhamentos de suas postagens e saiba trabalhar com as imagens.

About the Author: Flavio Muniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.