Otimização de SEO: Dobre o Tráfego do seu Site

Como anda o tráfego orgânico do seu site? Apesar de toda sua dedicação, a colocação da sua página virtual está crescendo aos poucos? Calma, pois a otimização de seo exige um esforço diário e aprendizado contínuo.

Dessa forma, os efeitos vêm com o tempo. Porém, quando constatar seu site nas primeiras páginas do Google, e ao mesmo tempo verificar o aumento significativo de seguidores, seu site tenderá a evoluir e manter em alto nível.

O que é seo para otimização de sites?

O SEO, Search Engine Optimization, busca melhorar o ranqueamanto de sites nos mecanismos de busca, tais como o Google e Bing.

O localizador Google analisa mais de 200 variáveis para posicionar sua página web. A otimização de sites seo pode ser dividida em duas: seo on page e seo off page.

Seo on page são todas as técnicas aplicadas dentro do seu site, como uso adequado das tags html, manipulação de palavras-chaves, urls utilizados da forma correta, conteúdo relevantes, links na sua página apontando para outras áreas ou artigos do próprio site, entre outros fatores.

Já o seo off page são atividades exteriores ao seu site, que tem como objetivo melhorar no posicionamento google. Uma forma comum de seo off page é através do link building, isto é, quando outros sites recomendam sua página através de um link.

Confira agora alguns métodos de otimização para mecanismos de busca seo.

sobre o trafego do seo

1) Crie conteúdo que se espalhe pela web

Seu artigo além de possuir um título brilhante, capaz de seduzir os usuários para iniciarem a leitura, deve ter um tamanho razoável. A otimização de seo inicia por aí, pois os leitores preferem conteúdos com mais informações, e não um resumo enxuto, mal explicado.

Além disso, para aumentar tráfego do site é preciso entender ainda outros itens. Veja a seguir.

  • Inclua imagens nos artigos

As pessoas são estimuladas principalmente pelas imagens e infográficos. Estas trazem uma noção do conteúdo, e se forem interessantes e com boa resolução, os leitores tenderão a fazer um prejulgamento favorável com relação ao conteúdo do texto.

As imagens além de serem interessantes visualmente, dão a ilusão que o conteúdo escrito é maior. Porém, se o artigo for curto, não exagere nas imagens. Isso não é uma regra, pois em alguns casos as imagens dos posts são importantes para a divulgação dos produtos.

  • Compartilhe histórias, curiosidades e emoções

A otimização do seo depende de artigos relevantes. Uma boa maneira de prender a atenção dos leitores é através de curiosidades reais pelos quais as pessoas já passaram, ou ainda histórias interessantes ou divertidas.

Essas histórias podem falar, por exemplo, sobre algum inconveniente que já passou. A ideia é que esses fatos sejam úteis aos leitores, ou seja, que eles analisem o acontecimento indesejável e evitem o problema.

Procure passar ainda emoção nos textos, de forma simples e autêntica. Para aumentar o tráfego no site grátis transmita sensibilidade, pois isso faz que os usuários voltem ao seu blog para acompanhar outros artigos.

  • Insira links no próprio conteúdo

Os links recomendados ao longo do texto são mais clicados que aqueles localizados na navegação do site. Por isso, encaixe naturalmente os links, apontando para outros artigos do seu blog.

Seguindo nessa linha, com o objetivo da otimização em seo, no final do artigo mostre os conteúdos relacionados. Se o leitor chegou até o fim do seu texto, há grandes chances que ele acesse outros conteúdos que você indicar.

  • Não deixe o artigo cansativo

Seu artigo não será exaustivo se forem utilizado subtítulos, listas, bullet points, bloco de citações e uma boa organização. Procure ainda se comunicar com o leitor, através das palavras “você” e “seu/sua”.

Outro ponto que manterá o leitor ao seu lado, é sempre fazendo o resumo do seu texto, através de uma conclusão claramente definida.

Ao analisar o tráfego do site, você pode perceber que a conclusão aumenta a capacidade de rolagem, já que esta finalização traz maior credibilidade ao assunto desenvolvido, além deste desfecho facilitar o entendimento do usuário.

  • Siga os comentários para novas ideias

Para isso, inspecione blogs concorrentes para buscar novas ideias de artigos. Assim, para gerar tráfego no site visite blogs de mesmo nicho e que tenham autoridade. Verifique os comentários dos leitores.

Algumas opiniões, observações ou críticas são dadas por profissionais que realmente entendem do assunto.

Analisando estes comentários, podem surgir algumas ideias para a produção de novos conteúdos, como por exemplo, tecnologias atuais que os usuários desconhecem ou artigos que desmistifiquem os questionamentos deles.

2) Observe as palavras-chaves de cauda longa

Uma das principais técnicas de otimização seo, o qual o Google vem dando bastante importância, é através das palavras-chaves de cauda longa digitadas pelos usuários.

Elas trazem mais conversão para seu site que as palavras-chaves reduzidas. Além disso, fica claro para você o que exatamente as pessoas buscam.

Por exemplo, se o usuário pesquisar por “comprar móvel de madeira maciça para sala”, não há nenhuma dúvida o que ele procura.

Com isso, você irá gerar tráfego de site criando um conteúdo específico que atenda essa busca. Claro que deve ser observado se a pesquisa pela palavra-chave de cauda longa envolve um grande número de usuários. E a partir daí, desenvolver um artigo sobre o tema.

Se houver muitas pessoas interessadas neste assunto, você pode estruturar o texto de acordo com as características, preços e vantagens dos modelos de móveis de madeira maciça para sala.

Assim, as palavras-chaves de cauda longa lhe direcionam para criar conteúdos envolventes, sendo um dos métodos de otimização de sites seo.

Faça o uso de algumas ferramentas de palavras-chaves de cauda longa, no intuito de gerar tráfego do site no google, como o Google Keyword Planner e Ubbersuggest.

3) Entenda como se comporta seu público-alvo

Fique antenado o que os seus seguidores esperam do conteúdo, quais as principais dúvidas deles em relação a certo tema.

Uma ferramenta útil para descobrir isso se chama Quora, onde você entra com uma palavra-chave na pesquisa, e a plataforma retorna uma lista de questionamentos e preocupações dos usuários com relação a esse tema.

Outras ferramentas como Buzzsumo ajuda você a ter grandes ideias, que atraiam os leitores. Através dele, é possível realizar a otimização para seo, de modo que a plataforma mostra os principais posts com maior número de compartilhamentos.

Assim, basta que você digite uma palavra-chave que o Buzzsumo apresenta os principais conteúdos, que mais agradam os leitores. Você pode averiguar ainda os principais títulos, para lhe auxiliar quando for criar um novo conteúdo.

Conclusão

Você entendeu o que é seo para otimização de sites e algumas das técnicas envolvidas, como na criação de artigos cativantes, que se espalham pela web.

Para isso, é preciso criar títulos convidativos, textos com tamanhos adequados e inserir links internos como sugestão aos leitores.

Além de criar conteúdos relevantes, outros pontos são fundamentais para gerar tráfego no seu site, como descobrir sobre qual tema específico o público-alvo tem curiosidade em saber e quer interagir.

Por fim, é fundamental trabalhar com palavras-chaves de cauda longa, que geram excelentes retornos pertinentes ao número de visitantes q

About the Author: Flavio Muniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.