Diferença entre Inbound Marketing e o Outbound Marketing

Inbound Marketing e o Outbound Marketing são dois nomes complicados que representam diferentes formas de trabalhar com o Marketing. Elas, no entanto, são motivos de dúvidas para muitas pessoas que estão buscando investir na divulgação de sua empresa ou marca, mas não é preciso ser assim, pois as diferenças de conceitos e resultados entre elas podem ser bem claros.

O que é Inbound Marketing e o Outbound Marketing, afinal?

É preciso ter em mente que este primeiro modelo, também chamado de “marketing de atração”, é o aperfeiçoamento do Marketing tradicional que visa despertar o interesse do cliente antes de qualquer coisa. Busca-se apresentar sempre conteúdos de qualidade, um bom planejamento e ações que visem o alcance orgânico. A empresa se apresenta através de uma técnica denominada “Funil de Vendas”, que procura levar o cliente através deste “funil” – ações de marketing – até que efetivamente ele chegue ao final – compras.

Inbound Marketing

Diferença entre Inbound Marketing e o Outbound Marketing

O Inbound Marketing objetiva compartilhar e criar conteúdo que chame a atenção, de forma orgânica, sem impor nenhuma propaganda ao cliente. Ou seja, a empresa não corre atrás do futuro cliente, mas se mostra para que ele o procure de forma espontânea.

As ações para este Marketing de Conteúdo, podem ser variadas e criativas, como a criação de conteúdo blogs, vídeos informativos e de marketing, e-mails, etc. São ações completamente diferentes do Marketing agressivo, que permitem aos profissionais acompanharem os resultados em tempo real e modificarem a estratégia, se necessário.

Diferença entre Inbound Marketing e o Outbound Marketing

Sabe aquela marca de sapatos que você não está precisando comprar no momento, mas que sempre publica conteúdos legais na Internet sobre o mundo da moda e a produção de calçados, e que você acompanha tanto e sabe que quando precisar de um sapato novo vai procurá-la? É isso!

Outbound Marketing

Já o Outbound Marketing é completamente o contrário do Inboud: ao invés de esperar que o cliente chegue até a empresa, a empresa vai até o cliente. Isso pode acontecer através de publicações impressas, de telefone ou com aquela propaganda que aparece insistentemente na tela de seu computador quando você está lendo um artigo qualquer.

Outbound Marketing

Este é o exemplo de Marketing agressivo, que embora tenha grande porcentagem de rejeição, possui excelentes resultados em curto prazo quando consideramos as ações em larga escala.

Outbound Marketing é o Marketing voltado para ações que vão direto ao ponto. São os e-mails marketing voltados para venda, anúncios em mídias sociais, envio de mala direta, produção de eventos e propagandas tradicionais nos meios de comunicação de massa, como televisão, rádio, jornais e revistas. Essa opção mais agressiva requer grande investimento financeiro e tem a desvantagem de que os conteúdos desaparecerão da mídia ao acabar o período das ações, enquanto com o Inboud Marketing os conteúdos continuam na Internet, podendo ser acessados e procurados pelos usuários através dos mecanismos de busca.

Outbound Marketing

Conhecidos e distinguidos, é inegável que as duas opções são eficazes e que podem gerar ótimos resultados para sua empresa quando feitas com boas estratégias. O Inbound Marketing é uma tendência nova, é a modernização do Marketing tradicional que busca apresentar bons resultados a baixos custos, enquanto o Outbound continuará sendo a opção aconselhável para as empresas que buscam resultados em curtos prazos. Uma sugestão? Os dois métodos são altamente complementares e pensar em ações que conciliem os dois é uma poderosa estratégia. A integração do Inbound Marketing e do Outbound Marketing pode ser um ótimo caminho para sua empresa.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.