7 Mentiras de SEO

São diversos os conceitos de seo que podem ser aplicados em seu site. Para você ter uma noção, o Google analisa mais de 200 variáveis relacionados à otimização de seo para classificar e ranquear sua página web.

O principal mecanismo de busca da internet, o Google, utiliza um algoritmo próprio denominado Panda, para analisar os sites e posicionar os mesmos no mecanismo de busca.

A cada atualização do Panda da Google, algumas técnicas de otimização seo são desvalorizadas enquanto outras ganham reconhecimento.

Exemplificando, os conteúdos originais e interessantes aos usuários, com boas avaliações, são mais valorizadas atualmente pelo buscador, o que pode melhorar a colocação do site que disponha desta característica.

Devido às mudanças de seo promovidas pela Google, juntamente com o despreparo de muitos desenvolvedores ou a falta de estudo na área, surgem algumas mentiras seo. Veja alguns desses mitos propagados no ambiente web.

seo mentiras sobre

1)Deve-se usar a meta tag keywords

Hoje o Google não avalia mais as palavras-chaves presentes tag meta keywords. No código html, essa tag é escrita da seguinte forma <meta name=”keywords” content=”palavras-chaves escolhidas por mim”>.

Muitos sites ainda utilizam essa estratégia de otimização de sites seo, achando que vão ficar em evidência no localizador. Porém, essa técnica não é mais avaliada pelo Google, ou seja, não representa nenhum benefício para os critérios de ranqueamento.

Se o seu site é antigo e por isso contém a tag meta keywords em muitas das páginas, pode representar uma facilidade dos concorrentes em diagnosticar as palavras-chaves que deram certo em seu caso.

Para verificar os termos chaves, basta abrir o código-fonte do seu blog ou site através do navegador e visualizar esse código.

Entretanto, essa técnica continua sendo uma das vantagens do seo para outros buscadores menores, como no caso do Bing. O localizador mantém a métrica como influenciadora no posicionamento de sua página virtual.

Por isso, se na sua estratégia de otimização para seo outros mecanismos de busca também são importantes, além do Google, pode ser que seja útil continuar utilizando a meta tag keywords.

2)O Google Adwords influi diretamente no seo

Esse é outra das mentiras de seo, pois o simples fato de promover anúncios no Google não interfere no posicionamento orgânico.

Bom lembrar que o ranqueamento orgânico é feito através do seo, ou seja, não utiliza propagandas pagas para constar nas primeiras páginas do Google.

Entenda que o Google Adwords utiliza outros critérios para classificar a posição dos anúncios de seu blog ou site. Sendo assim, os métodos avaliativos das propagandas do Google não se misturam e nem influenciam diretamente na otimização em seo.

Contudo, você já deve ter ouvido falar que a combinação dos anúncios patrocinados com a otimização para mecanismos de busca seo pode ser responsável pelo crescimento do site.

Indiretamente, os anúncios pagos do Google podem influenciar nos resultados orgânicos. Isso ocorre porque os anúncios pagos acabam gerando mais visitas para seu site, e uma maior interação dos usuários reflete em maior relevância da página virtual.

Dessa forma, se o conteúdo do seu site for classificado pelo Google como relevante, esse fator faz com que o blog cresça no posicionamento da busca orgânica.

3)É fundamental exagerar nas palavras-chaves

Esse é um pensamento antigo, que os desenvolvedores acreditavam que deviam simplesmente repetir excessivamente as palavras-chaves, sem que houvesse uma preocupação com a leitura dos usuários.

É correto afirmar que uma das verdades do seo inclui analisar as palavras-chave do seu nicho, as quais serão importantes para que o usuário chegue até você.

O uso delas deve abordar o assunto principal do conteúdo. Além disso, o texto não pode ficar cansativo, devido ao exagero das palavras-chaves.

Uma dica para atrair clientes em potencial é utilizando as palavras-chaves de cauda longa, isto é, termos maiores. Para a otimização de sites seo, insira as palavras-chaves de cauda longa de forma natural em seus textos.

4)O retorno da otimização seo é rápido

Uma das desvantagens do seo é justamente a demora para que seu site esteja entre as principais páginas do Google.

O trabalho em seo exige muito trabalho e os resultados são atingidos a médio e longo prazo. Mesmo porque, imagine a quantidade de páginas, da mesma área de atuação que a sua, que disputam uma melhor colocação na busca orgânica.

Dessa forma, é de extrema importância saber o que é a otimização de sites seo e todas as estratégias, com o objetivo de acelerar o posicionamento nas primeiras páginas do google.

Devido à demora para atingir o topo nos mecanismos de busca, muitos sites contratam empresas que oferecem serviços de seo, mas rompem o contrato em poucos meses. Na visão dos donos das páginas web, os serviços de seo são falhos, o que não é verdade.

A impaciência também ocorre por parte dos desenvolvedores. Alguns deles sabem que não podem, mas mesmo assim aplicam as técnicas de “black hat”, as quais promovem o site de forma acelerada.

Para você entender melhor, as práticas black hat são truques ou trapaças que vão contra a política do Google, pois o foco delas não envolve a satisfação e engajamento dos usuários. Assim, as medidas black hat são forçadas, a fim de enganar os localizadores.

O problema de utilizar essas técnicas de otimização seo enganosas é que elas podem surtir efeito no começo. Entretanto, quando o Google descobrir, sua página virtual será gravemente penalizada, e seguirá para a lista inferior dos resultados de pesquisa.

5)O WordPress dispensa a preocupação com seo

Apesar da plataforma possuir excelentes plugins  de otimização seo wordpress, mesmo assim é importante você ter o conhecimento de seo, com o objetivo de  aperfeiçoar página a página.

Para que seu site seja otimizado em wordpress, é preciso escolher o plugin que satisfaça a sua necessidade, além de um profissional que avalie, ajuste e acrescente outras estratégias seo, as quais o plugin pode não agregar.

6)Links por todo canto

A técnica de link building é bem avaliada pelo Google. Ela consiste em levar usuários de outros sites para o seu, por meio de links. À medida que as páginas web lhe indicam, sua relevância também cresce nos mecanismos de buscas.

Assim como quando você quiser indicar conteúdos interessantes, direcionando os seus visitantes para outros sites, tenha certeza que o link possui o mesmo contexto do assunto tratado em seu artigo, além do blog ser bem avaliado.

Dessa forma, o Google analisa a otimização de sites seo pela qualidade dos links, e não pela quantidade. A quantidade servia antigamente para um melhor posicionamento, porém hoje o Google trata como spam a poluição visual gerada pelo exagero de links.

Por isso, busque pela qualidade nos links de seu site e nos sites que lhe indicam. Antes de se aliar a outros blogs, para realizar o link building, verifique a autoridade deles, isto é, se representam sites qualificados.

7)A tag meta description serve como critério de ranqueamento

A tag meta description não influencia diretamente no posicionamento do seu blog. Para inseri-la, é necessário incluir o código html <meta name=”description” content=”Coloque aqui a descrição da página” >.

Embora não seja uma estratégia de ranqueamento, isso não quer dizer que ela deve ser ignorada. É através da “meta description” que sua página web é apresentada, e com isso, os usuários decidem se entram ou não em seu blog.

Dessa forma, ela é fundamental para descrever o site e convidar os leitores. Numa pesquisa do Google, a tag meta description aparece logo abaixo do título de sua página.

Conclusão

Algumas das mentiras seo foram desvendadas, ajudando você a não cair em ciladas. Entendendo os mitos, será útil para que o processo de otimização seo produza impactos positivos, e ao mesmo tempo, traga resultados mais rápidos.

Portanto, foram vistos algumas práticas seo que não são qualificadas pelos principais localizadores, como a falsa influência utilizando as palavras-chaves na tag meta keyword, no caso do Google, e o mito dos links patrocinados intervindo diretamente no resultado orgânico.

Outra mentira é que quem usa WordPress não precisa verificar nem adicionar as técnicas seo, com relação à página desenvolvida nesta plataforma.

Finalizando, outras técnicas de otimização seo que não funcionam para o ranqueamento no google são uso desmedido e sem coerência de links e palavras-chaves.

About the Author: Flavio Muniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.