6 Estratégias de SEO para Aparecer na Primeira Página do Google

Seu site possui potencial para adquirir um grande número de visitantes, porém ainda não se encontra na primeira página do google? Seu blog se preocupa com conteúdo inédito, bem escrito, material que poderia criar fãs e seguidores constantes?

O primeiro passo de estratégias de posicionamento seo já foi dado, que é produzir conteúdo relevante, que envolva os leitores e sem cópias.

Mas para subir no ranqueamento do google e aumentar o número de leitores, é importante esclarecer uma dúvida inicial: você sabe o que são estratégias de seo?

As estratégias de seo são métodos aplicados em seu blog ou site, com a intenção de se posicionar na primeira página do google e dos principais localizadores. Para que essas estratégias de seo sejam bem aplicadas, deve-se cumprir os requisitos observados pelos mecanismos de buscas.

Dessa forma, utilizando as estratégias de seo recomendadas, será expandido o tráfego orgânico do seu site, sem que você tenha que pagar para atingir o objetivo.

Siga agora as principais estratégias de posicionamento web seo para serem colocadas em prática em sua página virtual.

seo estrategia

1) Fique atento com as imagens

Uma das estratégias para seo é otimizar as imagens. Antes de postar as fotos em seu site, renomeie as mesmas com um nome propício.

Deste modo, não adianta colocar imagens bonitas em seu blog com o nome de DSC21201918, que é o termo padrão das fotos tiradas pelas máquinas fotográficas ou celulares.

Utilize as palavras-chaves como nome das imagens, separadas por hífen. Por exemplo, utilize “casa-de-praia.jpg”, sendo que os hifens são traduzidos por espaços pelo Googlebot. Este é o robô de rastreamento do Google.

Outros pontos da imagem, importantes para colocar o blog na primeira página do google, são as tags html “title” e “alt” referentes à mesma, além do formato e compactação da imagem.

  • Tags title e alt

A tag “title” é o atributo principal da imagem, que não pode ser deixado de lado em hipótese alguma. Ela refere-se ao título da imagem, podendo ser uma legenda ou uma breve explicação.

Ao passar o mouse sobre a foto, a descrição do atributo title é mostrada para o usuário. Lembre-se de utilizar palavras-chaves, assim como num título de um texto.

Já a tag “alt”, também presente nas estratégias de seo, traz uma descrição alternativa para sua imagem, servindo como informações extras, adicionais, alternativas à foto.

Caso a imagem por algum motivo não renderize, ou seja, não seja mostrada, é o texto da tal alt que aparece no local.

  • Formato e qualidade

Procure adicionar imagens nos formatos convencionais, como .jpg, .png, .bmp e .gif. Com relação à qualidade da mesma, tente disponibilizar fotos com boa resolução e ao mesmo tempo não muito pesadas.

Isso quer dizer que, procure um meio termo, já que as fotos grandes demoram mais para carregar. Visando otimizar as imagens, use programas de compactação das mesmas, que buscam reduzir a imagem sem perder muita qualidade. Uma ferramenta útil que realiza esse serviço é o TynePNG.

Outra dica para se manter na primeira página do google é saber contextualizar as imagens com o texto. Por isso, no momento que seu artigo estiver falando sobre determinado tópico, posicione a imagem equivalente logo acima ou abaixo deste trecho.

2) Link Building

Uma das principais maneiras de como deixar o blog na primeira página do google é através do link building.

Essa técnica consiste em conseguir links externos, ou seja, links de outros sites apontando para seu blog. Quando uma outra página lhe indica, seu site ganha popularidade nos mecanismos de busca.

O site externo, que adiciona e recomenda seus links, pode ser do mesmo nicho ou de outra área, mas que esteja discutindo um assunto pertinente ao conteúdo de seu blog. Assim, o importante é que haja um contexto envolvendo essa ligação.

Veja algumas formas de link building, que corresponde às estratégias de marketing seo, para melhorar o posicionamento de seu site.

  • Troca de links

Essa é a maneira mais conhecida, onde você contacta os webmasters de outros sites e propões de um recomendar o outro. Assim, ele linka o seu blog e vice-versa.

Uma dica para que você não faça parceria errada, resultando na perda do ranqueamento do google, é se aliar a sites que não tenham uma lista imensa de parceiros, além de ser uma página confiável e em ascensão.

  • Participar de fóruns ou blogs

Esse é outro modo para alavancar seu site para a primeira página do google, pois os fóruns e blogs permitem adicionar um link em sua assinatura.

Assim, toda vez que você fizer uma participação, realizando perguntas ou dando opiniões, aparecerá o seu perfil junto ao comentário, onde seu site para contato ficará disponível, além de nome de usuário e foto.

A ideia é a seguinte: quem se interessar pelos pontos de vistas dados por você, são prováveis usuários para visitarem e conhecerem seu blog ou site.

  • Diretórios de websites

Apesar do google ter diminuído a importância do link building em diretórios de sites, não deixe essa opção de fora, pois novos usuários conhecem seu site por meio deste meio.

Os diretórios de sites reúnem diversas páginas e apontam eles como sugestões aos usuários. Por exemplo, no site Apontador (http://www.apontador.com.br) você digita o que procura e a cidade que deseja pelo serviço.

Assim, se você digita academia em São Paulo, serão dadas inúmeras recomendações. Ao clicar numa delas, para saber mais informações, aparecerá o horário de funcionamento da acadêmica, o local, detalhes da mesma, avaliações dos clientes e o mais importante: o link do site referente.

3) Crie url´s amigáveis

Uma das estratégias de seo é escrever urls fáceis de serem entendidas, e que incluam palavras-chaves.

Por isso, um link neste formato http://divulgar-site.com/trafego-organico-ou-trafego-pago-qual-traz-mais-retorno/ receberá muito mais acessos que outro escrito da seguinte forma “divulgar-site.com/515121=?”.

Sendo assim, uma url amigável define o contexto do conteúdo, facilitando também o trabalho dos localizadores. Siga algumas sugestões a seguir para presenciar a url de seu blog na primeira página do google:

  • Evite urls extensas.
  • Para separar as palavras, sempre use hífen na url.
  • Não utilize letras maiúsculas nem acentos na url.
  • Não se esqueça do principal, as palavras-chaves relacionando com o tema do conteúdo.

Caso você já possua uma url que não seja amigável e esse link faça parte da primeira página do google, não vale a pena fazer alterações com relação ao nome. Isso porque o Google não irá compreender essa modificação, e a página cairá no ranqueamento.

Uma solução, neste caso, é utilizar o redirecionamento de urls, o que mantém seu bom posicionamento já conquistado.

4) Adicione no Google o seu sitemap

Há duas formas de sitemap, sendo nas extensões .xml e .html. O Google dá preferência ao sitemap.xml.

Esse é um dos métodos para sair na primeira página do google, já que o sitemap.xml ajuda na indexação de seu blog, fazendo com que suas atualizações sejam encontradas com mais facilidade.

O arquivo possui uma lista com os endereços do seu site, as seções das urls e as relações entre elas, as datas de modificações e diversas outras informações.

Dessa forma, para anunciar na primeira página do google, crie um sitemap de forma rápida, com a ajuda de uma ferramenta automatizada que realiza esse processo. Depois, envie o arquivo desenvolvido para os mecanismos de busca.

Se você for um programador mais experiente, também é possível manipular o código de modo manual, o que assegura maior controle sobre o resultado final do sitemap.xml.

5) Esteja presente nas redes sociais

O fator popularidade nas mídias sociais também é medido pelos mecanismos de busca, como uma das estratégias de posicionamento seo. Assim, o localizador mede o “Social Signals”, ou Sinais Sociais, que avalia a presença de seu blog nas redes sociais.

Por isso, divulgue as matérias e conteúdos de seu blog constantemente no Facebook, Twitter, Google Plus, Instagram, Pinterest, entre outros meios.

Quanto mais sua página web for citada, comentada, avaliada, curtida ou compartilhada, mais ela é atrativa para o público.

Isso pode render melhores colocações no localizador Bing, por exemplo. Por outro lado, o Google não dá muito valor à sua notoriedade nas redes sociais, como um quesito direto para o ranqueamento.

Porém, indiretamente, sua classificação no Google pode ser favorecida. Isso porque quanto mais usuários visitarem o site, por meio de links externos das redes sociais, maior será a sua relevância.

6) Seja autoridade sobre o tema tratado

O Google considera a relevância do autor, ou “autor rank”, sendo um dos tipos de estratégias seo.

Se você é bem avaliado sobre determinado conteúdo, maiores são as possibilidades para você ser melhor ranqueado no localizador, quando o assunto envolvido for do mesmo nicho.

Para você se tornar autoridade para o Google, inicialmente é necessário que tenha um perfil no Google Plus. Feito isso, você ganha um código para inserir no código html de suas páginas, o qual o identificará como autor dos artigos.

Quando buscar no Google por um conteúdo da sua autoria, aparecerá a sua foto junto com o resultado, identificando você como criador do artigo.

À medida que você consegue se destacar num tema específico, quando escrever novos conteúdos relevantes, e que abordem o mesmo nicho, tem grandes chances de ser bem ranqueado. Isso porque você é considerado uma autoridade neste tema.

Essa prática para colocar site na primeira pagina do google grátis é relativamente nova, porém possui alto peso pelo principal localizador de sites.

Conclusão

Algumas técnicas de como deixar o blog na primeira página do google exigem mais estudo e dedicação. Outras são mais práticas e requerem principalmente atenção. Para atingir os resultados, é importante que você se preocupe com todas as estratégias de seo e aplique em seu site uma mescla delas.

Não existem soluções rápidas, de modo que seu site chegue à primeira página do google em algumas horas ou dias, e permaneça por um longo período. Para que sua página web seja bem sucedida, é exigido um esforço intenso que deve ser colocado em prática diariamente.

About the Author: Flavio Muniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.