5 Dicas de um Analista de Seo para Alcançar o Primeiro Lugar no Google

Há três fatores indispensáveis que seu site tem que levar em consideração para aparecer em primeiro lugar no google. São eles, a popularidade, reputação e autoridade.

Seguindo a risca esses critérios, os quais os principais mecanismos de busca analisam, sua página web ganhará pontos e se manterá entre as favoritas do google.

A popularidade de um site, segundo os especialistas de analista de seo, investiga principalmente a quantidade de links de qualidade que direcionam para a sua página web.

No segundo conceito, a reputação, o Google averigua como seu site foi desenvolvido, as tecnologias inerentes, seu desempenho e se possui segurança adequada aos usuários que frequentam o blog.

Já a autoridade, também como dos fatores indispensável para colocar seu site em primeiro lugar no google, trata da relevância da página web pertinente ao público-alvo. Para isso, o mecanismo de busca compara a importância do seu conteúdo com outros sites de temas semelhantes.

Acompanhe agora dicas de um curso de analista de seo, onde o foco é a qualidade do seu site.

seo o que e

  • Dê valor aos usuários móveis

Grande parcela das pessoas que acessam seu site hoje advém de tablets e smartphones. Por isso, sua página web deve ter obrigatoriamente um design responsivo, isto é, adaptado aos diferentes dispositivos.

Para entender qual dispositivo móvel a maioria de seus usuários utiliza, examine através da ferramenta Google Analytics. Depois, verifique como seu blog se comporta nesse smartphone ou tablet.

Foque primeiramente em adaptar seu blog para este dispositivo móvel, com o objetivo de trazer boa navegabilidade aos usuários e deixar o site em primeiro lugar no google.

Assim como no desktop, sua página web nos computadores portáteis deve possuir boa usabilidade, layout de acordo com o tamanho do dispositivo móvel e todas as funcionalidades acessíveis e em perfeita operação.

Para realizar os testes durante o desenvolvimento do blog, use o Mobile Phone Emulator, cujo mostra o comportamento do seu site em variados smartphones, tablets e navegadores.

O design responsivo é crucial para aparecer em primeiro lugar no google, tanto que o localizador criou um alerta quando o site não funciona corretamente nos dispositivos móveis.

Se o Google avaliar negativamente sua página web, aparecerá um ícone simbolizando a lentidão para carregar. Por outro lado, se o site passar no teste de otimização para o mobile, mostrará na tela um ícone de navegação amigável.

  • Verifique a velocidade do seu site

A lentidão no carregamento de um blog irrita seus seguidores e também o google. Por isso, uma dica de como conseguir o primeiro lugar no google é corrigindo o mau desempenho que seu site pode apresentar em determinadas áreas do mesmo.

Para você ter uma ideia, a cada segundo de atraso na velocidade de carregamento, cerca de 7% dos usuários desistem da navegação.

A métrica de velocidade pode ser medida através da ferramenta do Google chamada Page Speed. Por meio deste programa, confira como anda a agilidade da sua página web.

Se o site não estiver sendo eficiente, a ferramenta dá sugestões para corrigir a lentidão do mesmo, tanto em desktop quanto para mobile.

  • Desenvolva bem as palavras-chaves

A principal estratégia seo é saber trabalhar as palavras-chaves nos diferentes contextos. Dessa forma, acompanhe o passo a passo dessa prática e aprenda como fazer para aparecer em primeiro lugar no google.

  • Defina as palavras-chaves

Faça um estudo das palavras-chaves que os visitantes mais buscam e que não haja tanta concorrência, relacionado ao seu nicho. Com base nisso, estabeleça as palavras-chaves que deseja para alcançar o topo do google.

  • Adicione na url

Depois de estabelecidas as palavras-chaves, uma das maneiras de como estar em primeiro lugar no google é inserindo este termo principal no domínio da sua url.

Caso ainda não tenha registrado o domínio de seu site, e definiu “comidas saudáveis” como a palavra-chave determinante para sua área de atuação, registre sua página como “http://www.comidassaudaveis.com.br”.

Saiba que o localizador recomendará você, nas primeiras páginas, aos usuários que procurarem por este termo.

Se o seu domínio não contiver esta palavra-chave, pois já existia o registro deste site, então adicione a palavra como complemento da url ao criar seus artigos. Por exemplo: “http://www.registro.com.br/comidassaudaveis.html”.

  • Insira no título da página

Os títulos aparecem no guia do navegador, assim como nos resultados de pesquisa. São utilizados através da tag html <title> </title>.

Deixe seu site em primeiro lugar no google com um título de tamanho máximo de 60 caracteres e que utilize uma das palavras-chaves do seu nicho.

  • Coloque na descrição da página

As descrições são mostradas logo abaixo o título de sua página no Google. São adicionadas pelo código html <meta name=”description” content=”Descrição que desejar para o google”>.

Elas são importantes principalmente para divulgar e atrair as pessoas para seu site. Utilize algumas palavras-chaves de sua área combinando com um texto envolvente, para que os usuários conheçam seu site.

  • Nas estruturas do site e no conteúdo

As áreas e locais do site devem acrescentar as palavras-chaves. Cuidado para não pecar pelo exagero, pois isso também é averiguado pelo Google, rebaixando a pontuação de sua página web.

Uma dica de como aparecer em primeiro lugar no google é saber manejar as palavras-chaves nos conteúdos escritos do seu blog. Tanto no título e subtítulos, quanto no texto em si, os termos principais devem ser manipulados.

Para que os localizadores aceitem as palavras-chaves, coloque as mesmas de forma natural, sem exagerar e sempre de acordo com o contexto, ou seja, nos locais apropriados do texto.

  • Nas imagens do seu blog

Inclua ainda as palavras-chaves na imagens de seu blog, inserindo nos campos de título e texto alternativo das mesmas. A otimização das imagens auxilia para atingir o primeiro lugar do google, já que o localizador identifica as ilustrações em pesquisas de imagens.

  • Evite sites de uma única página

Separe adequadamente sua página web, de forma que o site tenha seções específicas, e cada uma dessas áreas trate de determinado tópico. A organização da página também é um fator analisado, funcionando como estratégia seo de como sair em primeiro lugar no google.

  • Monitore a evolução do seu site

Utilize as ferramentas do Google para analisar as visitas em seu site, o número de visitas totais ao longo de um período, o número de visitantes diferentes acessando sua página web e o tempo que cada usuário permanece no site.

É importante verificar ainda a quantidade de cliques de cada usuário, o tempo total de permanência e qual área os visitantes permanecem por mais tempo. Monitore também a sua evolução com relação ao ranqueamento no mecanismo de pesquisa.

Tudo isso são fatores que devem ser estudados para conquistar o primeiro lugar no google, a fim de aperfeiçoar a relevância e exclusividade do conteúdo e a popularidade da sua página web.

Conclusão

Depois de conquistado o topo das páginas do google, com diversas palavras-chaves recomendando seu site, nada de abandonar as estratégias seo, pois os concorrentes sempre vão querer lhe ultrapassar.

Para se manter em alto nível, os novos conteúdos e atualizações precisam preservar o padrão e qualidade, de modo que seus seguidores continuem visitando e recomendando seu site.

Por isso, siga sempre as dicas de como deixar o blog em primeiro lugar no google, as quais foram explicitadas nesse artigo, tais como valorizar os diferentes tipos de dispositivos móveis e não permitir que o carregamento das páginas se prolongue.

Fique atento ainda para diagnosticar e saber onde devem ser inseridas as palavras-chaves, procure manter a organização do site, e por fim, confira o andamento de seu blog ou site.

About the Author: Flavio Muniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.