O que é e por que a usabilidade de um site é importante para a conversão?

O design de um site é importante para uma boa navegação do usuário e a fixação da marca na mente do cliente. Mas, além de um bom design, os sites também precisam ter uma boa usabilidade. Neste artigo saiba o que é e por que a usabilidade de um site é importante para a conversão.

Veja também: 3 Maneiras de encontrar leads e clientes no Twitter

O que é a usabilidade de um site?

Usabilidade é a facilidade com que um objeto é usado. E, o objeto pode ser quase qualquer coisa, como uma máquina, ferramenta, processo, livro, aplicativo de software ou site. Tudo o que uma pessoa pode interagir deve ser utilizável.

No caso de sites e aplicativos de software, a usabilidade foi definida como a facilidade com que uma pessoa comum pode usar o software ou o site para atingir metas específicas. Isso inclui a interação com todos os elementos que o usuário tem contato ao visitar o site, como barras de navegação, menus, conteúdo, imagens, vídeos, hiperlinks, botões, formulários, jogos etc.

Por que a usabilidade de um site é importante?

Há vários motivos por que a usabilidade de um site é importante, mas a razão principal é porque existem tantos sites semelhantes, que as pessoas irão para o próximo site se o primeiro que visitarem não for utilizável. Você pode ter o website mais bonito do mundo, mas as pessoas sairão imediatamente se não conseguirem descobrir como navegar no site rapidamente.

Além disso, os sites utilizáveis aumentam a satisfação do usuário, enquanto os sites que violam as convenções de usabilidade confundem os usuários e resultam em perda de conversões para as empresas. Isso ocorre porque melhorar a usabilidade é uma ótima maneira de incentivar os usuários a visitarem seu site, em vez dos sites que pertencem a seus concorrentes. Essa abordagem geralmente faz com que os clientes voltem ao seu site várias vezes. De fato, sites de alta qualidade que são fáceis de usar trazem clientes e dão a um determinado site uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Como melhorar a usabilidade do site?

Agora que você já sabe por que a usabilidade de um site é importante, veja alguns dos principais fatores que podem melhorar a usabilidade do site:

Site responsivo: O responsivo web design (RWD) é uma abordagem para o design da Web. Ele procura fornecer uma experiência ideal de visualização e interação em uma ampla gama de dispositivos. Por isso, é importante que os sites sejam responsivos para dispositivos móveis, como smartphones.

Por que a usabilidade de um site é importante
O responsivo web design (RWD) é uma abordagem para o design da Web. Ele procura fornecer uma experiência ideal de visualização e interação em uma ampla gama de dispositivos.

Conteúdo: Os usuários geralmente chegam em sites em busca de respostas para uma pergunta específica. Portanto, seu texto deve ser projetado de uma maneira que dê respostas, seja fácil de ler e seja compreensível.

Layout e navegação: Os visitantes devem encontrar o que estão procurando com rapidez e facilidade por meio de ferramentas como barra de navegação, menus, botões, etc. Esses elementos são criados justamente para ajudar a guiá-los para suas metas ou responder perguntas específicas e devem cumprir suas funções.

Tempo e expectativas da tarefa: Uma medida da quantidade de tempo que um visitante leva para concluir as metas por meio do website em comparação com as expectativas (por exemplo, muito longo, mais rápido do que o esperado) desse período.

Acessibilidade: A acessibilidade da web significa que as pessoas deficientes podem perceber, entender, navegar e interagir com o site. É interessante que os sites sejam acessíveis para as pessoas deficientes e ter um site acessível pode converter muitas vendas.

Design limpo: Ter tantas imagens exibidas em uma página pode causar uma sobrecarga de fotos e um tempo de carregamento lento do seu site, tornando-se uma experiência ruim para seu convidado. Se você quiser várias imagens, use recursos como galerias, para que elas não poluam o texto.

Veja também: Como saber se um influenciador é influente?

Para ter um site com uma ótima usabilidade é importante contratar uma agência de marketing digital. Uma das agências que fazem desenvolvimento de sites é o Espalhando. Para contratar o serviço da empresa basta entrar em contatoVocê já sabia por que a usabilidade de um site é importante para a conversão? Para ler mais matérias sobre marketing digital, acompanhe nosso blog.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.