Por que SEO traz mais retorno que Google Ads no médio prazo?

O marketing digital está crescendo cada dia mais e as empresas estão aumentando os investimentos nele. Existem centenas de estratégias usadas e todas elas têm a sua importância e o seu objetivo. Neste post vamos falar um pouco sobre duas delas: o Google Ads, que é uma estratégia paga, e o SEO, que é orgânica.

Veja também: Por que contratar SEO para faturar em 2020

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Mecanismos de Busca é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, como o Google. A otimização consiste em melhorar vários aspectos como a velocidade e usabilidade de um site, além de trabalhar palavras-chave em conteúdo de qualidade para gerar conversões.

O que é o Google Ads?

O Google Ads, antes conhecido como Google AdWords, é o principal serviço de publicidade do Google e usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC) e Custo por Mil Impressões (CPM) que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave que o internauta está pesquisando.

SEO ou Google Ads: qual é o melhor?

Como já mencionado, todas as estratégias têm sua importância e objetivo e além disso, elas podem ser utilizadas de forma complementar. Veja algumas diferenças entre SEO Google Ads. Saiba também por que SEO traz mais retorno que Google Ads no médio prazo.

Google Ads

Google Ads

  • O tráfego do Google Ads é pago;

  • Adwords é para sites do Google e sites que usam o Google Adsense;

  • Os anúncios do Google AdWords são exibidos na parte superior e inferior dos resultados de pesquisa do Google e, sob certas condições, pode-se obter uma dessas posições de anúncio;

  • O Adwords é mais imediato que o SEO, pois pode-se criar campanhas de publicidade quase instantaneamente e começar a receber tráfego direcionado;

  • Com o Adwords é mais fácil calcular o ROI;

  • Com o Adwords, é possível segmentar muitas palavras-chave ao mesmo tempo.

SEO

SEO

  • O tráfego vindo do SEO é gratuito;

  • O SEO é aplicável não só para sites do Google, mas para todos os motores de busca;

  • O conteúdo do otimizado em SEO pode até mesmo ser exibido em primeiro lugar na página dos resultados de pesquisas, mas não é possível pagar por isso. Esta posição é alcançada com esforço;

  • Com o SEO, você precisa de mais tempo (especialmente para novos sites) para obter boas classificações e tráfego;

  • Com o SEO é mais difícil calcular o ROI, porque há muito mais fatores que desempenham um papel e não apenas os gastos e a receita de anúncios;

  • Com o SEO é necessário se concentrar em algumas palavras-chave para obter melhores resultados.

Por que SEO traz mais retorno que Google Ads no médio prazo?

Isso acontece porque quando você interrompe o investimento em suas campanhas do Google AdWords, o tráfego também é interrompido. Mas, o SEO gera tráfego orgânico a longo prazo, já que o site e o conteúdo que foi otimizado vai ficar armazenados na internet “para sempre”. Quando um usuário pesquisa a palavra-chave do seu conteúdo otimizado em SEO, ele pode encontrá-lo, mesmo que isso aconteça vários anos depois da otimização. Mas, com Google Ads os anúncios somem quando você para de pagar.

Ou seja, você pode usar o Google Adwords quando quiser tráfego rápido, mas precisa de SEO para um sucesso online sustentável e de longo prazo.

Veja também: 10 Sites que Posicionamos na Primeira Página Google SEO em 2019

Espalhando Marketing Digital

Para ter sucesso nas tanto com o SEO, quanto com o Google Ads, é importante contar com os serviços de uma agência, como Espalhando Marketing Digital, que tem expertise de mais de uma década.

A Espalhando é uma agência paulista que há dez anos vem posicionando centenas de empresas no topo do Google. A agência acompanhou todas as mudanças que ocorreram de lá para cá. Com o tempo, especializou-se em grandes áreas que hoje são imprescindíveis para todo o negócio. São elas:

  • Otimização SEO;
  • Redes sociais;
  • Criação de sites.

Contrate a Espalhando

Agora que você já conhece a Espalhando é só contratar e crescer com o marketing digital! Você pode entrar em contato pelo site, pelo telefone: (11) 4872-6630 ou pelo e-mail: contato@espalhando.com.br. A Espalhando fica localizada na Avenida Paulista, 807 – Jardim Paulista, SP.

About the Author: Redação Espalhando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.