Como Cadastrar Site no Google Noticias passo a passo

Sobre o Google Notícias

O Google Notícias é um site automatizado de notícias. Manchetes de mais de 1.500 fontes de notícias em português no mundo todo são colhidas, organizadas segundo o assunto e exibidas de acordo com o interesse de cada leitor.

Tradicionalmente, leitores de notícias escolhem primeiro uma publicação e só depois procuram as manchetes que os interessam. Nossa abordagem é diferente: queremos oferecer opções mais personalizadas e uma maior variedade de perspectivas. O Google Notícias primeiro oferece links para diversos artigos sobre um determinado tema. Ou seja, depois de escolher o tópico do seu interesse, você pode selecionar o jornal ou site de sua preferência e conhecer sua versão dos fatos. É só clicar no título do artigo que lhe interessa para ir diretamente ao site que publicou a matéria.

Nossos artigos são selecionados e ordenados por computadores programados para avaliar, dentre outras variáveis, com que frequência e em que sites um artigo é veiculado on-line. Resultado: as matérias são selecionadas sem considerar a linha editorial ou ideologia da fonte, e você pode ler diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto. Continuaremos a aperfeiçoar o Google Notícias adicionando fontes, melhorando nossa tecnologia e estendendo nosso serviço a leitores em outras regiões.

Recursos

Notícias personalizadas: Ninguém é capaz de ler todas as notícias publicadas diariamente, então por que não configurar sua página para exibir somente matérias de seu interesse? Saiba mais.

Alertas: Você pode receber alertas de e-mail sobre qualquer assunto de seu interesse diariamente, semanalmente ou quando um artigo com sua palavra-chave for publicado. Saiba mais.

Feeds: Assine a feeds RSS ou Atom e utilize o seu leitor de feeds favorito para receber atualizações de diversas seções ou resultados de pesquisa do Google Notícias. Saiba mais.

Mais informações

Leia mais, encontre respostas para suas perguntas e envie-nos sugestões através da nossa Central de Ajuda.

Se você representa um jornal on-line ou site de notícias, encontre ferramentas úteis e respostas para suas perguntas em nossa seção Ajuda para editores.

Você já percebeu que, em algumas buscas que você faz, o Google coloca na parte superior dos resultados alguns itens destacados como “Notícias”? Veja o que ocorre, por exemplo, quando você pesquisa a palavra google:
como-cadastrar-site-no-google-noticias-passo-a-passo-divulgar-site-sp
Esses resultados também ficam disponíveis quando você clica no item “Notícias”, logo abaixo da caixa de busca:
como-cadastrar-site-no-google-noticias-passo-a-passo-divulgar-site-sp (2)
Colocar o seu blog nesses resultados é uma boa ideia! Isso dá mais destaque aos seus resultados e pode atrair mais visitantes para o seu blog.
No próximo item, você aprenderá como exibir lá os seus resultados.

Mostrar postagens ao Google Notícias

A má notícia é que não é tão simples colocar seu blog lá. Há algumas dificuldades a vencer:
1. Isso não acontece de forma automática. Para que seu blog apareça lá, você precisar preencher e enviar ao Google um pedido para a inclusão dele.
2. Nem todos os blogs têm conteúdo e estrutura adequados ao Google Notícias. Por isso, pode ser que seu blog nunca seja mostrado lá.
3. Depende do Google aprovar o seu blog. Caso ele entenda que seu blog não está adequado, ele rejeitará o seu pedido sem explicar o motivo.
O procedimento de submissão é relativamente simples. Basta você preencher o formulário que está em https://support.google.com/news/publisher/contact/suggest_content_website.
Logo após o envio, você receberá um e-mail informando que seu formulário foi recebido. É necessário aguardar algum tempo (podem ser dias ou semanas) até que a sua solicitação seja avaliada e você receba um novo e-mail com o resultado. Em meu caso, demorou apenas 3 dias para ter a resposta.

Como ser aprovado no Google Notícias

No artigo Por dentro do Google Notícias, o Google explica algumas exigências importantes que um site ou blog deve cumprir para ser exibido no Google Notícias. Vale a pena acessar o link para ver em detalhes as diretrizes.
Abaixo, estão algumas orientações importantes:
1. É necessário que você publique notícias em seu blog, que é o foco do serviço. Caso você tenha não apenas notícias em seu blog, mas também outros temas, você pode usar uma artimanha: crie um marcador chamado “noticias” (ele não pode ter acento, pois o Google Notícias não o aceita) e associe esse marcador às postagens referentes a notícias. Quando preencher o formulário, indique o endereço www.seublog.com/search/label/noticias na caixa “URLs das seções de notícias”;
2. Você deve possuir em seu blog uma página que ofereça aos visitantes uma forma de entrar em contato com você, mas que seja diferente de um formulário de contato. Pode ser um endereço físico de correspondência, número de telefone ou mesmo seu e-mail. Quanto mais informações houver, melhor. Essa página deve ser citada em “Local das informações de contato disponíveis em seu site”;
3. Deve haver outra página informando quem é a equipe por trás das notícias. Se houver mais de uma pessoa, é importante citá-las, dando o máximo de informações possíveis e dizendo o que elas fazem no blog (se são autores, editores etc.);
4. As notícias devem ser bem escritas, inclusive em questões de ortografia e gramática. Por isso, tome o máximo de cuidados de qualidade com os artigos que você submeterá ao serviço;
5. Evite o envio de publieditoriais, tutoriais, poesias e qualquer outro tipo de artigo que não sejam notícias.

About the Author: Espalhando Redação

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *