5 Dicas Para Gerenciar Seu Tempo

As obrigações do dia a dia limitam o nosso tempo livre e com isso precisamos nos programar para não deixarmos de aproveitar os momentos de descanso após o trabalho e os estudos.

Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil, principalmente para quem realiza diversas atividades e precisa literalmente “gerenciar o tempo” visando melhor rendimento e mais qualidade de vida, afinal, esses são os grandes benefícios que a organização promove em nossa saúde e na satisfação pessoal relacionada a algo que fizemos.

Você vai conferir agora 5 dicas essenciais sobre como gerenciar seu tempo com mais facilidade a partir da mudança de hábitos que certamente você pratica e que acabam te distraindo de suas metas e objetivos. Confira!

5 dicas para gerenciar seu tempo

O ato de gerenciar está relacionado não somente com a prevenção e o controle de ações que demandam análise constante, mas também com o “cuidado” que delegamos a tudo que realizamos, seja no ambiente profissional ou mesmo em nossas relações pessoais.

gerenciar tempo

Quando precisamos gerenciar o tempo, o maior desafio está na identificação de “prioridades” e “distrações”, sendo justamente este o ponto no qual muitas pessoas se perdem na efetivação de suas obrigações diárias.

Portanto, tenha em mente duas coisas: existem atividades que você precisa fazer e existem aquelas que você pode fazer mais tarde, no fim de semana ou quando surgir uma oportunidade.

Tendo isso em mente, vamos para as 5 dicas de como gerenciar o seu tempo com métodos eficazes e de fácil aplicação:

Planeje suas atividades

Use planilhas eletrônicas ou mesmo uma agenda para anotar manualmente tudo o que você fará durante a semana. Marque os horários de início e de término de cada atividade e não de esqueça de manter as informações de cada compromisso sempre atualizadas.

Controle o tempo nas redes sociais

Pesquisas apontam que passamos muito tempo nas redes sociais, o que não é bom nem para a saúde física e mental, nem mesmo para o seu rendimento no trabalho e nos estudos. Sendo assim, defina um limite de tempo para acessar seus perfis virtuais (30 minutos por dia, por exemplo) e prefira utilizá-los nas horas de lazer (fins de semana, feriados, folgas).

Faça uma pausa entre uma atividade e outra

Você não vai conseguir economizar tempo se não souber equilibrar seus horários. Enquanto estiver desenvolvendo um projeto, por exemplo, dedique ao máximo seus esforços para concluí-lo com qualidade, e ao finalizá-lo, tire alguns minutos para descansar, algo fundamental na redução de tempo com processos que podem se tornar metódicos e pouco estimulantes.

Use aplicativos de gestão de tempo

Existem vários apps indicados para a organização de agendas e controle do tempo gasto em cada atividade. O Rescue Time é um dos mais populares, pois, além de acompanhar a conclusão de cada tarefa, ainda registra o desenvolvimento e informa a quantidade de tempo que você levou para finalizar ou mesmo para iniciar seus compromissos. Outras opções interessantes são o Clear e o Timely.

Pratique exercícios físicos

Essa dica pode até parecer estranha para o tema deste artigo, mas se você segue um estilo de vida sedentária, certamente não terá muita disposição para levantar mais cedo, realizar seus compromissos e aproveitar o resto do dia para passear e curtir aquilo que mais gosta de fazer.

Praticando exercícios físicos sua rotina ficará menos densa e você conseguirá agir de forma proativa, levando menos tempo para concluir suas tarefas.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.